Projetos e Iniciativas

No desenvolvimento dos objetivos e eixos estratégicos fundamentais do seu Programa de Responsabilidade Social, o Grupo Mota-Engil apoia um conjunto muito vasto de projetos e iniciativas, concentrando na Fundação Manuel António da Mota, enquanto veículo promotor da política de responsabilidade social do Grupo Mota-Engil, a coordenação da gestão e implementação dos Programas associados. 

Os apoios à cultura, educação, ciência e saúde figuram entre as áreas de intervenção onde o Grupo tem marcado presença mais destacada, encontrando-se associado, de forma mais estável e duradoura, a instituições de referência no panorama nacional em qualquer dos domínios citados, acolhendo e apoiando ainda projetos e iniciativas emanados da sociedade civil considerados de maior relevância e interesse social. 

Os apoios à deficiência, infância e juventude e habitação, figuram entre as causas maiores e constituem uma preocupação central da atuação do Grupo, na assumpção do seu compromisso com uma forma de estar e de agir socialmente responsável. 

Fiel à sua génese empresarial, a Fundação está igualmente ciente da sua responsabilidade perante o universo dos colaboradores da Mota-Engil. 

O apoio social e familiar aos colaboradores e a promoção do voluntariado estão por isso na primeira linha das preocupações da Fundação que procura assim valorizar o capital humano da comunidade Mota-Engil, dando resposta aos seus problemas e voz às suas aspirações, promovendo uma cidadania ativa e participativa através da contribuição livre e desinteressada em ações de voluntariado. 

A solidariedade além-fronteiras exprime igualmente a vontade da Fundação em marcar presença nas múltiplas geografias onde a Mota-Engil desenvolve a sua atividade, processo que tem merecido um crescente envolvimento da Fundação em diversos países.